quarta-feira, 29 de junho de 2011

Documentário sobre o Ruanda

Olá Daniela, Inês, Jacinta e Margarida,

Esperamos que estejam todas bem e que o período de exames e avaliações esteja a correr da melhor forma.

Sabemos que nesta fase as vossas energias têm estado sobretudo concentradas nas provas que marcam esta etapa tão importante, no final de um ciclo na escola secundária, mas não queríamos deixar de partilhar aqui a notícia de uma iniciativa que toca de perto algumas questões que tivemos a oportunidade de debater a partir do filme Hotel Ruanda que apresentaram no dia 27 de Maio: a questão da etnicidade, os conflitos inter-étnicos, as dinâmicas coloniais e pós-coloniais no Ruanda, o genocídio, o lugar da memória. Talvez tenham interesse em conhecer, por isso aqui fica partilhada. 

No próximo sábado à tarde (2 de Julho, 16h30) realiza-se em Lisboa uma sessão de visualização do filme Ruanda: através de nós, a humanidade, de Marie-France Collard, seguida de um debate com a presença da realizadora e de Jacques Delcuvellerie (encenador e director da companhia de teatro belga Groupov). A sessão realiza-se no Pequeno Auditório da Culturgest, o documentário será legendado em Inglês e a entrada é gratuita. Esta é uma iniciativa organizada pelo Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa.

No texto de apresentação deste documentário podemos ler:

«Celebrado pela crítica e pelo público, este é um notável documentário (de 1h45 minutos) sobre o espectáculo, da companhia belga GROUPOV, Rwanda 94, encenado por Jacques Delcuvellerie e apresentado no Ruanda 10 anos após o genocídio. Recolhendo cenas do espectáculo e testemunhos de ruandenses – que assistiram nessa altura ao espectáculo –, vemos confundirem-se nos seus depoimentos lembranças dolorosas e o ressentimento face ao silêncio cúmplice com que a comunidade internacional encarou o genocídio. Subintitulado “A propósito de uma tentativa de reparação simbólica para com os mortos para uso dos vivos”, o filme integra partes do espectáculo – que em 1999 se apresentara em antestreia no Festival de Avignon –, e que conjugava de modo fulgurante o teatro de interrogação e denúncia política com a mais veemente e magoada forma da tragédia coral grega. Precedido de uma investigação que durara cinco anos e mobilizara historiadores, artistas, compositores e jornalistas, o espectáculo, de seis horas e meia, era um documento artístico perturbador e fascinante em que a palavra dita e a música (em que sobressaía a belíssima e pungente cantata de Bisesero) se aliavam para criar em cena uma invulgar anatomia de um crime.

A projecção do filme e o debate são a introdução a um colóquio que se realizará na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no dia 4 de Julho, a partir das 9h00, integrado no curso “Ciências das artes performativas: Interpelações ao séc. XXI”. Aberto à participação dos interessados, o colóquio tem por tema “Repensar o teatro | Dar testemunho da História | Convocar os mortos”


Mais informação disponível no sítio da Culturgest e no sítio do Centro de Estudos de Teatro.

terça-feira, 31 de maio de 2011

"Discriminação e Problemas Sociais"

Somos quatro alunas do 12ºAno. Estamos a realizar um projecto sobre Discriminação e Problemas Sociais. Estamos a realizar este projecto pois achamos que é uma maneira de chegar às pessoas e tentar fazer com que a nossa mensagem anti-discriminação passe para a nossa comunidade escolar.

No âmbito deste trabalho decidimos organizar palestras/debates onde iriam ser mostrados filmes baseados em histórias reais de verdadeira e extrema discriminação. Foi assim que tomámos conhecimento da existência da Ponte Margem. Agradecemos desde já a presença da Isabel, do Tiago e da Irene na nossa primeira palestra. Foi de grande ajudar, e no geral achamos que conseguimos transmitir aquilo que era o objectivo e informar as pessoas que a discriminação no seu extremo é algo que existiu e que pode voltar a existir, pois na sociedade de hoje em dia é muito comum ainda existir discriminação.

Deixamos aqui postado as nossas próximas plalestras/debates:

Dia 3, irão passar resumos dos filmes "Elephant White" e "Blood Diamond". Contamos com a presença de Mónica Frechaut, da organização CPR (Centro Português de Refugiados) Temas Principais - Refugiados, Tráfico Humano.

Dia 6, irão passar resumos dos filmes "Milk" e "Boys don't cry". Contamos com a presença de Paulo Corte Real, da associação ILGA (Intervenção Lésbica, Gay e Trangénero). Temas Principais - homossexualidade; homofobia, transfobia.

Deixamos aqui também os resumos feitos por nós dos filmes mostrados. Esta primeira palestra/debate teve como temas principais o Anti-semitismo e uma diferença de etnias em Ruanda.

Hotel Ruanda


Lista de Schindler

http://www.youtube.com/watch?v=FUN3wa6VMNU


Assim que estiverem concluídos os resumos dos restantes filmes iremos também postar.

Muito Obrigado

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Os dois filmes que hoje apresentaram no debate


A Lista de Schindler
(1993) realizado por Steven Spielberg




Hotel Ruanda (2004) realizado por Terry George

O debate de hoje na escola

Hoje de manhã bem cedo lá nos encontrámos na escola. Gostámos muito de participar neste debate organizado pelo vosso grupo de trabalho e gostámos muito de ver-vos a tomar a palavra na introdução e comentário dos dois filmes que escolheram apresentar aos colegas das duas turmas presentes.

Tivemos o prazer de contar com a companhia de Irene Santos, investigadora com experiência de trabalho sobre interculturalidade em contextos escolares e formação de professores, autora do estudo Quem habita os alunos? Bairro, Escola e Família na socialização de crianças de origem africana (Editora Educa, 2004). A Irene é membro do Laboratório de Aprendizagens, em Cascais.

Esperamos que tenham também gostado e que os próximos dois debates que vão organizar na escola, agora no início de Junho, corram muito bem!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Encontro e debate sobre discriminação social

No passado dia 17 de Maio a Ponte Margem participou num encontro com o grupo de trabalho sobre discriminação social da Escola Secundária de Mem Martins. Foi um encontro informal para trocarmos ideias sobre o tema e para conhecermos melhor as actividades em curso, gostámos muito de conhecer os projectos do grupo.

No próximo dia 27 de Maio vamos participar num debate sobre discriminação social com colegas da Escola Secundária de Mem Martins, organizado pela Daniela, Inês, Jacinta e Margarida no âmbito da Área de Projecto do 12.º Ano. Desejamos à comissão organizadora muitas alegrias para esta próxima actividade.

Um abraço da Ponte Margem, até breve,
Isabel e Tiago

sexta-feira, 30 de julho de 2010

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Culturas Juvenis: Repensar a cidadania a partir da experiência artística













Olá Grupo Tribos Urbanas, tomámos recentemente conhecimento de um seminário no qual vão estar em debate as relações entre criação e práticas artísticas, exercício da cidadania e culturas juvenis, lembrámo-nos que também pode ter algum interesse para o vosso projecto, por trazer uma perspectiva sobre as culturas juvenis no contexto da participação associativa e da dinamização de projectos artísticos.

De 14 a 16 de Maio de 2010 realiza-se em Coimbra um seminário dedicado ao tema "Culturas Juvenis: Repensar a cidadania a partir da experiência artística" organizado pela Oficina Municipal de Teatro O Teatrão em colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e com associações de Itália, Roménia e Portugal.

Aqui fica a nota de apresentação deste encontro:

«Esta iniciativa pretende reflectir sobre a relação entre a educação artística e cidadania. O sistema educativo formal encontra-se refém de um formalismo burocrático que obriga a que a avaliação individual seja baseada quase exclusivamente em critérios quantitativos. No entanto, a formação individual dos cidadãos e dos jovens em particular pressupõe uma valorização do desenvolvimento individual no qual a criatividade assume um papel incontornável. É neste sentido que se torna essencial re-equacionar a responsabilidade da formação artística como competência das estruturas de criação artística e de outras organizações de sociedade civil.

O seminário tem a participação de técnicos, artistas e estudiosos ligados a projectos de educação artísticas para jovens, que apresentarão os seus contributos para a democratização da vida em comunidade e para a promoção da participação dos jovens como cidadãos nas sociedades contemporâneas. Apresentar-se-ão exemplos de práticas nestas áreas, congregando várias instituições nacionais e internacionais.»

O programa pode ser consultado aqui ou aqui.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Novas cores








Aqui a nossa oficina tem andado um pouco silenciosa, mas é com muito gosto que acompanhamos os desenvolvimentos do projecto sobre Tribos Urbanas. O espaço de informação que criaram vai assumindo novas cores, imagens e textos que nos dão conta de diferentes estilos de vida, gostos musicais, expressividades corporais, construções identitárias, modalidades de inserção e também de contestação. Temos andado por lá a ler tudo com atenção.

O que nos dizem diferentes formas de representação e de apresentação? Que dinâmicas identitárias estão em jogo? Qual o significado das categorias que mobilizamos para compreender e para nomear as semelhanças e as diferenças entre grupos e pessoas? São estas algumas das questões que têm surgido da leitura e da observação sobre este vosso interessante tema.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Espaço de ligações sobre tribos urbanas e culturas juvenis


Inserimos aqui ao lado algumas primeiras ligações sobre livros e investigadores que têm estudado as culturas juvenis e as tribos urbanas, no interior encontramos alguns textos e artigos disponíveis que nos permitem explorar um pouco como têm sido estudados estes temas.

Nós já andamos entretidos em leituras que ainda não conhecíamos, para podermos depois trocar ideias. Esperamos que encontrem por aqui também algumas pistas interessantes para o vosso trabalho. Até breve!

Olá Ana Rita, André, Marina e Paula

Bem-vindos à nossa oficina de trabalho sobre discriminação social, estamos muito contentes por este encontro e pela oportunidade de trocar ideias sobre o interessante tema que estão a trabalhar no âmbito do vosso projecto: "Tribos Urbanas - Em busca da identidade".

Colocámos aqui ao lado uma ligação para o vosso blogue, para podermos acompanhar as vossas pesquisas.

Aqui na oficina podemos sempre colocar todas as questões, ideias e dúvidas que surjam entretanto, ou outras notícias que queiram partilhar. Vamos ter muito prazer em aprender também convosco sobre este tema.

Um abraço da Ponte Margem,
Isabel e Tiago

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Visto no workshop: História Trágica com Final Feliz



Queríamos partilhar também aqui a curta-metragem de animação História Trágica com Final Feliz, de Regina Pessoa, que tivemos a oportunidade de ver em conjunto no momento final do workshop. Escolhemos este filme por várias razões que fazem dele um filme para nós muito especial: é um belo filme que aborda poeticamente alguns dos mecanismos presentes nos fenómenos de discriminação social, sobretudo naqueles que se expressam em interacções face-a-face, e permite pensar a questão do critério de discriminação (aqui um sonoro coração...) e a questão da escala e do contexto - a comunidade aqui retratada poderia ser também o espaço da escola, da família, do trabalho?

Havia ainda uma outra razão especial para levarmos este filme: o facto de a realizadora Regina Pessoa partilhar convosco uma ligação ao distrito de Coimbra, tendo crescido numa aldeia perto de Coimbra conforme nos conta aqui.

22 de Maio de 2009: Workshop Quatre-Vents














Olá Quatre-Vents,

Foi com muita alegria que participámos no encontro sobre discriminação social que organizaram no passado dia 22 de Maio para os colegas e professores dos 7.º, 10.º e 12.º anos.

Entretanto esperamos que o período de exames e avaliações tenha corrido da melhor forma e que estejam já com um pé nas merecidas férias, depois deste ano de intensa actividade na vossa escola.

Foi um prazer participar no workshop que organizaram e conhecer assim algumas das questões, problemas e desafios identificados pelo vosso projecto. A oportunidade de estar convosco, conhecer a vossa escola e poder ver ao vivo os cartazes, folhetos, relatórios, diferentes materiais e actividades que desenvolveram ao longo do ano na Área de Projecto foi uma experiência muito enriquecedora que se vai reflectir certamente no trabalho que fazemos no centro de recursos.

Um grande agradecimento pela forma como receberam a Ponte Margem é o que queremos aqui expressar, com um abraço.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Olá Associação Ponte Margem, descobrimos este video e achámos pertinente colocar aqui:


sábado, 21 de março de 2009

Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial

Hoje assinala-se o Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial. Aqui ao lado está o cartaz vencedor de um concurso promovido pela Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), que é uma comissão responsável por emitir pareceres, elaborar recomendações, receber e encaminhar queixas sobre discriminação racial em Portugal. Podemos ficar a conhecer melhor a actividade da CICDR aqui.

Hoje assinala-se também o Dia Mundial da Poesia, por isso na Ponte Margem quisemos partilhar o poema "Construção", de Ondjaki, que nos diz algo sobre o preconceito e o medo. E o preconceito e o medo têm também muito a ver com o racismo e com a discriminação, não é assim?

sexta-feira, 20 de março de 2009

Eurobarómetro sobre Discriminação na União Europeia (2008)


Aqui ficam ligações para os documentos do Eurobarómetro, que aborda as percepções, experiências e atitudes sobre discriminação social na União Europeia. Os dados recolhidos resultam de uma sondagem realizada entre Fevereiro e Março de 2008 junto de 26.746 pessoas dos vinte e sete países da União Europeia. Em Portugal foram realizados 1.000 inquéritos.



Que interesse podem ter estes dados para o vosso projecto?

Espaço de ligações

Aqui ao lado no espaço das ligações colocámos dois endereços que já tínhamos trocado: um da campanha europeia "Pela diversidade. Contra a discriminação" e outro do projecto "Diversity Crew", que tem alguns testemunhos de jovens sobre experiências de discriminação. Mas muitas outras informações podem ser acrescentadas! 

Por exemplo, para a comunidade escolar talvez fosse útil o conhecimento sobre algumas organizações que trabalham com pessoas ou grupos potencialmente alvo de discriminação social em Oliveira do Hospital. Acham interessante fazer uma pesquisa e levantamento destas organizações na região envolvente da vossa escola? Podíamos depois colocar aqui os nomes, contactos e páginas na Internet para os vossos colegas conhecerem também. É uma ideia...

Olá Joana, Liliana, Luísa e Rita

Cá está a nossa oficina de trabalho sobre discriminação social, estamos muito contentes por estar aqui convosco.

Podemos colocar aqui todas as questões, ideias e dúvidas que surjam no âmbito do vosso projecto. 

Este nosso blogue está ainda um pouco vazio, mas o objectivo é precisamente completar também com as vossas ideias, com os materiais e com a informação que forem recolhendo. Vamos a isto?

Um abraço da Ponte Margem, 
Isabel e Tiago