quarta-feira, 29 de junho de 2011

Documentário sobre o Ruanda

Olá Daniela, Inês, Jacinta e Margarida,

Esperamos que estejam todas bem e que o período de exames e avaliações esteja a correr da melhor forma.

Sabemos que nesta fase as vossas energias têm estado sobretudo concentradas nas provas que marcam esta etapa tão importante, no final de um ciclo na escola secundária, mas não queríamos deixar de partilhar aqui a notícia de uma iniciativa que toca de perto algumas questões que tivemos a oportunidade de debater a partir do filme Hotel Ruanda que apresentaram no dia 27 de Maio: a questão da etnicidade, os conflitos inter-étnicos, as dinâmicas coloniais e pós-coloniais no Ruanda, o genocídio, o lugar da memória. Talvez tenham interesse em conhecer, por isso aqui fica partilhada. 

No próximo sábado à tarde (2 de Julho, 16h30) realiza-se em Lisboa uma sessão de visualização do filme Ruanda: através de nós, a humanidade, de Marie-France Collard, seguida de um debate com a presença da realizadora e de Jacques Delcuvellerie (encenador e director da companhia de teatro belga Groupov). A sessão realiza-se no Pequeno Auditório da Culturgest, o documentário será legendado em Inglês e a entrada é gratuita. Esta é uma iniciativa organizada pelo Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa.

No texto de apresentação deste documentário podemos ler:

«Celebrado pela crítica e pelo público, este é um notável documentário (de 1h45 minutos) sobre o espectáculo, da companhia belga GROUPOV, Rwanda 94, encenado por Jacques Delcuvellerie e apresentado no Ruanda 10 anos após o genocídio. Recolhendo cenas do espectáculo e testemunhos de ruandenses – que assistiram nessa altura ao espectáculo –, vemos confundirem-se nos seus depoimentos lembranças dolorosas e o ressentimento face ao silêncio cúmplice com que a comunidade internacional encarou o genocídio. Subintitulado “A propósito de uma tentativa de reparação simbólica para com os mortos para uso dos vivos”, o filme integra partes do espectáculo – que em 1999 se apresentara em antestreia no Festival de Avignon –, e que conjugava de modo fulgurante o teatro de interrogação e denúncia política com a mais veemente e magoada forma da tragédia coral grega. Precedido de uma investigação que durara cinco anos e mobilizara historiadores, artistas, compositores e jornalistas, o espectáculo, de seis horas e meia, era um documento artístico perturbador e fascinante em que a palavra dita e a música (em que sobressaía a belíssima e pungente cantata de Bisesero) se aliavam para criar em cena uma invulgar anatomia de um crime.

A projecção do filme e o debate são a introdução a um colóquio que se realizará na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no dia 4 de Julho, a partir das 9h00, integrado no curso “Ciências das artes performativas: Interpelações ao séc. XXI”. Aberto à participação dos interessados, o colóquio tem por tema “Repensar o teatro | Dar testemunho da História | Convocar os mortos”


Mais informação disponível no sítio da Culturgest e no sítio do Centro de Estudos de Teatro.

terça-feira, 31 de maio de 2011

"Discriminação e Problemas Sociais"

Somos quatro alunas do 12ºAno. Estamos a realizar um projecto sobre Discriminação e Problemas Sociais. Estamos a realizar este projecto pois achamos que é uma maneira de chegar às pessoas e tentar fazer com que a nossa mensagem anti-discriminação passe para a nossa comunidade escolar.

No âmbito deste trabalho decidimos organizar palestras/debates onde iriam ser mostrados filmes baseados em histórias reais de verdadeira e extrema discriminação. Foi assim que tomámos conhecimento da existência da Ponte Margem. Agradecemos desde já a presença da Isabel, do Tiago e da Irene na nossa primeira palestra. Foi de grande ajudar, e no geral achamos que conseguimos transmitir aquilo que era o objectivo e informar as pessoas que a discriminação no seu extremo é algo que existiu e que pode voltar a existir, pois na sociedade de hoje em dia é muito comum ainda existir discriminação.

Deixamos aqui postado as nossas próximas plalestras/debates:

Dia 3, irão passar resumos dos filmes "Elephant White" e "Blood Diamond". Contamos com a presença de Mónica Frechaut, da organização CPR (Centro Português de Refugiados) Temas Principais - Refugiados, Tráfico Humano.

Dia 6, irão passar resumos dos filmes "Milk" e "Boys don't cry". Contamos com a presença de Paulo Corte Real, da associação ILGA (Intervenção Lésbica, Gay e Trangénero). Temas Principais - homossexualidade; homofobia, transfobia.

Deixamos aqui também os resumos feitos por nós dos filmes mostrados. Esta primeira palestra/debate teve como temas principais o Anti-semitismo e uma diferença de etnias em Ruanda.

Hotel Ruanda


Lista de Schindler

http://www.youtube.com/watch?v=FUN3wa6VMNU


Assim que estiverem concluídos os resumos dos restantes filmes iremos também postar.

Muito Obrigado

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Os dois filmes que hoje apresentaram no debate


A Lista de Schindler
(1993) realizado por Steven Spielberg




Hotel Ruanda (2004) realizado por Terry George

O debate de hoje na escola

Hoje de manhã bem cedo lá nos encontrámos na escola. Gostámos muito de participar neste debate organizado pelo vosso grupo de trabalho e gostámos muito de ver-vos a tomar a palavra na introdução e comentário dos dois filmes que escolheram apresentar aos colegas das duas turmas presentes.

Tivemos o prazer de contar com a companhia de Irene Santos, investigadora com experiência de trabalho sobre interculturalidade em contextos escolares e formação de professores, autora do estudo Quem habita os alunos? Bairro, Escola e Família na socialização de crianças de origem africana (Editora Educa, 2004). A Irene é membro do Laboratório de Aprendizagens, em Cascais.

Esperamos que tenham também gostado e que os próximos dois debates que vão organizar na escola, agora no início de Junho, corram muito bem!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Encontro e debate sobre discriminação social

No passado dia 17 de Maio a Ponte Margem participou num encontro com o grupo de trabalho sobre discriminação social da Escola Secundária de Mem Martins. Foi um encontro informal para trocarmos ideias sobre o tema e para conhecermos melhor as actividades em curso, gostámos muito de conhecer os projectos do grupo.

No próximo dia 27 de Maio vamos participar num debate sobre discriminação social com colegas da Escola Secundária de Mem Martins, organizado pela Daniela, Inês, Jacinta e Margarida no âmbito da Área de Projecto do 12.º Ano. Desejamos à comissão organizadora muitas alegrias para esta próxima actividade.

Um abraço da Ponte Margem, até breve,
Isabel e Tiago