segunda-feira, 3 de maio de 2010

Culturas Juvenis: Repensar a cidadania a partir da experiência artística













Olá Grupo Tribos Urbanas, tomámos recentemente conhecimento de um seminário no qual vão estar em debate as relações entre criação e práticas artísticas, exercício da cidadania e culturas juvenis, lembrámo-nos que também pode ter algum interesse para o vosso projecto, por trazer uma perspectiva sobre as culturas juvenis no contexto da participação associativa e da dinamização de projectos artísticos.

De 14 a 16 de Maio de 2010 realiza-se em Coimbra um seminário dedicado ao tema "Culturas Juvenis: Repensar a cidadania a partir da experiência artística" organizado pela Oficina Municipal de Teatro O Teatrão em colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e com associações de Itália, Roménia e Portugal.

Aqui fica a nota de apresentação deste encontro:

«Esta iniciativa pretende reflectir sobre a relação entre a educação artística e cidadania. O sistema educativo formal encontra-se refém de um formalismo burocrático que obriga a que a avaliação individual seja baseada quase exclusivamente em critérios quantitativos. No entanto, a formação individual dos cidadãos e dos jovens em particular pressupõe uma valorização do desenvolvimento individual no qual a criatividade assume um papel incontornável. É neste sentido que se torna essencial re-equacionar a responsabilidade da formação artística como competência das estruturas de criação artística e de outras organizações de sociedade civil.

O seminário tem a participação de técnicos, artistas e estudiosos ligados a projectos de educação artísticas para jovens, que apresentarão os seus contributos para a democratização da vida em comunidade e para a promoção da participação dos jovens como cidadãos nas sociedades contemporâneas. Apresentar-se-ão exemplos de práticas nestas áreas, congregando várias instituições nacionais e internacionais.»

O programa pode ser consultado aqui ou aqui.